Páginas

segunda-feira, 27 de maio de 2013

ADELT capacita facilitadores de Grupos de Poupança e Empréstimo nas comunidades

Realizou-se,  na cidade de Tete, de 13 a 16 de Maio de 2013, o segundo  Seminário de Capacitação dos Facilitadores Comunitário, no âmbito do Programa de Cuidados Comunitários (PCC) facilitado pela ADELT.
  O seminário, contou com a participação de 17 facilitadores novos, 4 antigos e 11 oficiais distritais das OCBs do PCC, 3 supervisores da ADELT e a Assessora do Project HOPE, Rita Mutondo.
Objectivos: 
1.      Melhorar a articulação com as OCBs de modo a acompanhar as actividades dos facilitadores;
2.      Fortalecer os facilitadores nos aspectos de mobilização e apoio aos GPS;
3.    Melhorar a supervisão aos facilitadores e aos GPS de modo a fornecer apoio técnico
A Capacitação decorreu num clima de entusiasmo e muita participação dos facilitadores e oficiais de progrmamas.

No final da reunião o Coordenador da ADELT instou os facilitadores a redobrarem os esforços para atingir  ou até ultrapassar as metas fixadas para o presente ano, tendo prometido, em jeito de motivação, que a partir daquele momento apenas receberiam o seu subsídio os facilitadores que apresentassem resultados visíveis, em termos de grupos criados.
 Em resumo, foram 4 dias bastante produtivos, um seminário bem planificado, com participação de mais de 40 pessoas, muito entusiasmo e dedicação da parte da equipe organizadora da ADELT.
 O líder Provincial esteve presente na sessão da abertura, onde encorajou os facilitadores a participarem activamente na capacitação.  Por motivos de agenda, teve que viajar naquele dia a Maputo. A equipe técnica da FHI, por sua vez encontrava-se em visita aos distritos.
Ao longo do seminário, como actividade prática, os facilitadores visitaram 2 grupos de poupança e depois fizeram simulações, em forma de teatro.
Em suma, o seminário foi um momento de auténtica mobilização e motivação para o cumprimentos das actividades do PCC, mais concretamente para o fortalecimento económico. Entre as sessões, como forma de motivação foram recitados cantos, danças e anedotas como forma de motivar os participantes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário